data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
Por live, campanha foi lançada pelo governador
Sem aglomerações, o governo do Estado lançou oficialmente nesta quinta-feira a Campanha do Agasalho 2020. Por conta da pandemia, o anúncio foi online logo após a live do governador Eduardo Leite sobre o coronavírus. No lugar das apresentações artísticas, tradicionais nos eventos dos anos anteriores, uma breve mensagem por vídeo do ator gaúcho Zé Vitor Castiel, que leu o soneto História de Alma, de Vinícius de Moraes, para reforçar o tema deste ano: "mais do que nunca, é tempo de solidariedade".
Com a pandemia, aumenta a procura de vacina para outras doenças em Santa Maria
- Não dá para fazer um apelo ao povo gaúcho para que seja solidário, porque acho que o povo gaúcho já tem demonstrado a sua solidariedade, de forma bem forte ajudando de todas as maneiras durante a pandemia. Mais do que nunca é tempo de solidariedade e precisamos contar com a ajuda de todos - comentou Tânia Moreira, secretária de Comunicação, ao explicar a campanha.
Para ajudar quem mais precisa no Estado para passar pelo período do inverno de uma forma mais confortável, a campanha pede a doação, principalmente, de roupas e calçados infantis e cobertores, mas também de peças que possam ser repassadas a adultos e idosos.
- Doações de roupas em boas condições, parece até brincadeira a gente falar isso, mas tem gente que confunde a doação da campanha doa agasalho com descarte de coisas estragadas. Não é para descartar, é para doar aquilo que vai aquecer e permitir mais dignidade a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade diante do inverno - ressaltou Eduardo Leite.
Para evitar a transmissão do coronavírus pelas doações, todas as peças arrecadas passarão por um período de quarentena de 14 dias, e só depois é que serão feitas as triagens e encaminhadas para os órgãos que farão a distribuição. As doações serão enviadas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes, além de Casas de passagem, ONGs, hospitais, instituições religiosas, asilos e instituições que acolhem menores em situação de vulnerabilidade social.
Série de documentários traz depoimentos de moradores sobre a Vila Belga
ONDE DOAR
Em Porto Alegre, a Central de Doações vai funcionar de segunda a sexta, das 8h30min às 18h, (Avenida Borges de Medeiros, 1501). No local, terá um drive-thru fixo, onde as pessoas não precisaram descer dos seus veículos.
Já no interior, as doações poderão ser feitas:
- quarteis da Brigada Militar
- quarteis do Corpo de Bombeiros
- sede das prefeituras
- Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo
- Unidades do Sesc